quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Não é um número qualquer

                                    7.000.000.000                                                  
  
O mundo alcançou a marca de 7 bilhões de pessoas, nesta segunda-feira (31/10) quando nasceu nas Filipinas, país localizado no leste asiático, o ilustre habitante que se tornou símbolo desta nova fase da sociedade mundial.

   O novo contexto gerado pela globalização, que acentua as disparidades sócio-econômicas, possibilitou uma aceleração da natalidade sobretudo nos continentes asiático e africano. Praticamente todo o crescimento populacional é oriundo destas regiões do planeta. De acordo com o relatório divulgado pela ONU, o desafio das nações baseia-se na redução da pobreza e evolução de infra-estrutura para acomodação de tal contingente.
   O Brasil consegue associar esses fatores pela nova proporção assumida pelas estruturas da pirâmide populacional. Com a menores taxas de crescimento e consequentemente maior número de adultos, o país eleva sua População Economicamente Ativa (PEA) - responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) -culminando no incremento do desenvolvimento.
   Na dinâmica internacional a fome é a maior barreira imposta àqueles que vivem em países com níveis de pobreza extremos. Atualmente, a produção mundial de alimentos é considerada mais que suficiente para atender esta nova demanda, porém a população não é assistenciada por tal produção, priorizada à exportação pelo Estado que por sua vez, necessita manter uma balança comercial favorável.
   Quanto mais a população cresce, menor é a preocupação ambiental. Pelo visto, esta é a lógica. O maior consumo - principalmente dos países ricos - dos recursos naturais gera um desgaste das estruturas geológicas e biológicas da Terra. Sendo assim, mais países e pessoas estão suscetíveis aos desastres ambientais e fenômenos climáticos.
   Ao mesmo tempo que pode ser um desafio exorbitante conciliar o crescimento populacional a uma qualidade de vida desejável, a mudança de atitude e a conscientização são os primeiros passos a serem dados. A Terra conta, agora, com o aparato de 7.000.000.000 . Com certeza não vai faltar gente pra salvá-la. 

* Leia mais sobre o assunto!
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/mundo-chega-7-bilhoes-de-pessoas-confira-curiosidades-e-numeros.html

                                                              Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário