quinta-feira, 11 de outubro de 2012

6+6+6+6...

                                                   O reinado continua

    O presidente venezuelano Hugo Chávez, mesmo diante da real possibilidade de derrota para o  opositor Capriles Radonsky, conquistou a quarta vitória seguida nas eleições, com significativa margem de segurança. O líder Bolivariano consegue o raro feito de permanecer um longo período no poder, democraticamente. Serão completados 20 anos a frente do país.
    O voto na Venezuela possui caráter facultativo. Grande parte das constituições latino-americanas adotam esta prática. O recente período amplamente democrático existente no Brasil -pós 1988- e a consequente ausência de senso crítico político mais apurado dos eleitores é um argumento justificável para a manutenção do voto obrigatório entre 18 e 70 anos. Porém, a "República de Chávez" é um evidente exemplo de que a consolidação democrática, obtida desde sua independência, não é sinônimo de conscientização política, a longo prazo.
   Chávez venceu com com margem de aproximadamente 12%. Essa diferença causou certa frustração da oposição. Todavia, Capriles foi o adversário que obteve o maior números de votos nestes últimos quatro pleitos. Este dado reforça o desgaste do atual governo, seja pela péssima infraestrutura do país - evidenciada pelo acidente da refinaria petrolífera da estatal PDVSA, em Amuay, quanto pelo incremento das desigualdades sociais. 
   O povo venezuelano se viu em um encruzilhada e, comovido pela debilitada saúde do presidente, acabou optando pela manutenção assistencialismo eleitoreiro em relação a uma incógnita. Entretanto, pela primeira vez houve uma eminência de troca de poder. Em apenas alguns meses era inviável derrubar uma ideologia construída por quase 2 décadas. Capriles fortalece-se para as próximas disputas, aumentando suas chances caso a Venezuela continue estagnada como no estágio atual.  
    
* Leia mais sobre a reeleição de Chavez na Venezuela!
http://oglobo.globo.com/mundo/e-tudo-continua-tranquilo-na-venezuela-6343301


                                                         Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário