quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Por enquanto, um sonho

                                 Sem falsas expectativas

   Extração de nossas riquezas, escravidão, ditadura militar, censura, impeachment de presidente e corrupção política. São manchas negras na história deste Estado-nação, de forma linear que, em nenhum momento, devem ser ignoradas ou esquecidas. É século XXI, o progresso bate à nossa porta. Conquistas econômicas e as vitórias pela Copa do Mundo e Jogos Olímpicos elevaram o país a um respeitável patamar de reconhecimento mundial.
    Entretanto, o Brasil precisará derrubar inúmeros obstáculos que impedem seu crescimento.
    A educação, pilar de sustentação de uma sociedade, está em completo caos. Distribuir a alunos conteúdo pedagógico que apoia o uso de linguagem inadequada e erros gramaticais é, sem dúvida, um pedido de socorro ás autoridades. Mais precisamente no Estado no Rio de Janeiro, federação com o 2° pior índice qualitativo de ensino, onde em um estudo realizado pelo governo com estudantes da rede pública, concluiu que, cerca de 70% destes não obtiveram 1/3 de acertos em testes de Matemática. Sem estudo e qualificação não há o sonhado desenvolvimento do país.
    Enquanto isso, toneladas de drogas entram no território nacional em meio a total obsolência das Forças Militares, financiando o poder paralelo e dificultando a implementação da paz nas grandes metrópoles. O plano do governador Sérgio Cabral acerca das UPPs, de certo modo, é excepcional, porém para aniquilar as ramificações da tráfico. E a cabeça? E as fronteiras? O Brasil ainda não produz drogas. Ainda.
    O sucateamento dos serviços públicos citados, talvez seja em decorrência dos 70% das verbas desviadas serem destinadas á saúde e educação.
    Estas obrigações cabem às autoridades e representantes do governo. Deveriam assistir. Se o vigente governo está sendo marcado por escândalos de corrupção, como o do Ministro da Casa Civil, Antonio Palocci - o ministério mais importante - os legítimos culpados são os cidadãos que por sábia inteligência, elegem candidatos marcados por falcatruas e crimes não julgados, mantendo-se no poder infelizmente ás custas da população.
    Acredita-se muito no potencial existente no Brasil, que pode alcançar o status de nação desenvolvida. Todavia, não se pode criar falsas expectativas sobre o país pois, este possui passado e presente manchados que o condenarão. Tais manchas começarão a ser apagadas caso esses problemas sejam contornados. É o que todos esperam!
  
                                           Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário