quinta-feira, 28 de julho de 2011

Exemplo a ser seguido

                                 1 ano para Londres-2012



O dia 27 de julho de 2011, foi de festa para os londrinos. Daqui a exatamente 1 ano, terá início a 30ª edição da maior competição esportiva do mundo. Segundo autoridades inglesas, por volta de 90% das instalações estão concluídas. Pontualidade britânica sempre a frente. A capital aguarda anciosamente pelo término da contagem regressiva pois, eles não sediam uma Olimpíada desde 1948.


    Na disputa pela conquista do direito de organização dos jogos, Paris, sua grande rival, era dada como vitoriosa antecipadamente por seu projeto inovador e charmoso. Não venceu. Talvez Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), conjuntamente com seus diretores, optaram pela eficiência e garantia: aspectos característicos do Reino Unido.
    É compreensível que não foi fácil pôr em prática toda esta engenharia arquitetada no projeto. No meio das obras, o mundo conviveu com a recessão econômica de 2008. A Inglaterra, por ser uma das principais potências mundiais, foi afetada diretamente com isso, sendo obrigada a realizar impactantes cortes no orçamento.
    Contudo, a organização do evento se superou e pelo visto, tudo será entregue no mínimo com 6 meses de antecedência. Exemplo de eficiência, precisa-se admitir. Isso foi facilitado pela complexa e bem estruturada rede de transportes já existente, desde o anúncio oficial do COI. Londres, com 11 linhas, 402 Km de traçado e 270 estações tem o metrô mais moderno do mundo, além de seu aeroporto (Heathrow) ser um dos mais movimentados e seguros.
    Mesmo com todos esses dados impressionantes, o governo estimula o uso de meios sustentáveis de transporte como táxis ecologicamente corretos - menos poluentes - e de bicicletas com a ampliação de ciclovias nos locais de competição.   
    Depois do encerramento de Londres-2012, os 4 anos seguintes serão de vital relevância para o Rio de Janeiro, que abrigará de forma sucessória os Jogos Olímpicos, em 2016. A cidade começa a se transformar com o início de obras importantes, mas para a total obtenção de sucesso, é necessário se espelhar na grandiosidade de Pequim-2008 e principalmente no exemplo de eficiência oferecido por Londres-2012. Com esses ingredientes, a Cidade-Maravilhosa, e olímpica, terá todas as credenciais para realizar a maior edição de olimpíada dos últimos tempos. Temos potencial. É só querer!

                                              Mattheus Reis
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário