sábado, 10 de setembro de 2011

O mundo mudou, mesmo

                                        Legítimos Culpados

Neste domingo, 11 de Setembro de 2011, o mundo relembra um dos maiores acontecimentos do Século XXI, até o momento. O atentado ao World Trade Center, em Nova York, juntamente com o ataque aéreo à Base de Pearl Harbor, no Havaí, foram os únicos a atingirem territórios norte-americanos. Conceitos e opiniões acerca dos muçulmanos foram aprofundados e modificados. Mudou tudo.
   
   Os islâmicos que não possuem ligação alguma com redes terroristas e já eram alvo de preconceito, após o 11 de Setembro foram generalizados como extremistas, surgindo um grande "medo" por parte dos americanos. Grande equívoco. A parcela de simpatizantes a esses grupos em relação a toda população islâmica não alcança míseros 0,1%. Trata-se da lógica: Um culpado, todos condenados.
    Tais manifestações antissemitas têm como única e triste consequência o acirramento étnico e cultural entre estes povos. Embora tenha apaziguado a região, Iraque e Afeganistão quando invadidos pelas tropas, apenas estimulam o ódio explícito dos árabes e a Jihad (Guerra Santa), fora os inúmeros gastos financeiros que não apresentaram nenhum resultado eficiente. No Iraque, o governo buscou armas de destruição em massa - como se Saddam Hussein fosse capaz militar e economicamente de deter específico arsenal - já no Afeganistão, pela caçada ao líder da al-Qaeda e mentor do atentado às "Torres Gêmeas". Todavia, Osama Bin Laden foi encontrado no vizinho Paquistão
    Atualmente, ambos os países se encontram em situação econômica deplorável. Com gastos absurdos na segurança de aeroportos e vias de entrada, os E.U.A. não ficam atrás pois, se encontram em recessão que, poderia ser menor caso o confronto já estivesse encerrado. A Guerra não leva a lugar algum e não deixa vencedores.
    Chega a ser, de certo modo, conflitante pensar que determinadas organizações tenham como lema, impedir a construção de mesquitas em solo americano. Diante de situações em que pessoas inocentes são assassinadas em massa, é compreensível que o lado emocional se sobreponha ao racional. Mesmo assim, tal atitude e perseguição não são justificáveis.
    Foi brutal o que ocorreu 10 anos atrás. É uma mágoa incurável. O sentimento de vingança ecoa mais alto. Todas estas afirmações são verdadeiras, porém é necessário que os americanos percebam e se conscientizem que a legítima culpa se deve aos grupos terroristas - que podem ser intitulados de tudo menos de seguidores do islã - em vez dos muçulmanos como um todo.

 * Leia mais sobre o 11 de Setembro!
 http://oglobo.globo.com/mundo/11-de-setembro/
 http://oglobo.globo.com/mundo/11-de-setembro/info/10-formas-de-contar/

     
                                               Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário