terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Melhor do mundo

                   O ano que não terminou para os Rubro-Negros

   O dia 13 de Dezembro para os rubro-negros é mágico e inesquecível. Há exatamente 30 anos o Clube de Regatas do Flamengo conquistou o título mais importante de sua história. Um time praticmante imbatível que derrotou fulminantemente a equipe inglesa do Liverpool por 3x0, na decisão do Mundial de Clubes do Japão, em 1981.

   Sem dúvida essa geração campeã mundial foi a mais brilhante formada pelo rubro-negro carioca dominando a década de 1980 do futebol brasileiro com 4 títulos nacionais, 1 Copa Libertadores da América, além do torneio intercontinental.
   Mesmo atuando em épocas distintas, não se considera um exagero a comparação entre o atual Barcelona (ESP) e o Flamengo de 1981. Analisando-os, é possível encontrar semelhanças. Isso se deve ao fato de ambos elencos serem formados, em sua maioria, por atletas oriundos das categorias de base e possuírem craques excepcionais - Messi e Zico, respectivamente, que são bem parecidos tecnicamente, com suas arrancadas, assistências e finalizações magistrais.
   Zico até hoje é reconhecido pelos japoneses, sendo o craque do Kashima Antles (JAP), na década de 1990 e técnico do Japão na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
   O prazer de praticar um futebol arrojado, sempre ofensivo e em busca do gol orgulharia os torcedores caso acontecesse um duelo entre os dois times. Seria um embate de titãs. Infelizmente isto é impossível.
   Amanhã, o Santos Futebol Clube entrará em campo também com o intuito de marcar a história. Ser a primeira geração pós-Pelé a conquistar o mundo. Por mais que seja incrível a equipe do Barcelona - comandado por Messi e cia. - e extremamente difícil derrotá-lo, o Santos, chegando à final tem condições reais de se sagrar campeão.  O Brasil equilibra o jogo com a raça que detém. Mas antes de tudo isso há o duelo contra o Kashiwa Reysol (JAP), válido pelas semi-finais. Ninguém deseja encontrar mais um "Mazembe" pelo caminho.
   Mesmo sendo o segundo clube brasileiro a vencer o Mundial de Clubes, o Flamengo abriu caminho para que esse título fosse tão cobiçado pelas outras equipes do Brasil. É o ápice da emoção saber que o Rubro-Negro chegou lá, ao topo, neste ano de 1981, que nunca acabará para a Nação. Que bom ter escolhido o time certo para torcer!

*Veja os gols do título Mundial do Flamengo!
http://www.youtube.com/watch?v=lghfvgrC3HM&feature=related

* Leia mais acerca da conquista do Flamengo!
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/12/em-duelo-dos-sonhos-fla-campeao-mundial-em-1981-diz-que-bateria-barca.html

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/12/recordar-e-viver-campeoes-mundiais-contam-historias-da-geracao-de-1981.html


                                                             Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário