segunda-feira, 28 de julho de 2014

Conquistas e desafios

                                  A luta continua contra o HIV


     Relatório da entidade das Nações Unidas responsável pelo combate a AIDS, Unaids, revelou, nos últimos dias, um resultado positivo acerca do controle da doença. O número de infecções no mundo vem caindo ao longo dos últimos anos. O acesso a tratamentos adequados está progressivamente alcançando as parcelas mais pobres nos países mais necessitados de suporte médico vindo do exterior assim como é notória, apesar de gradual, a evolução de medicamentos mais eficazes e menos colaterais aos pacientes.
      Vem do continente africano, sobretudo da sua porção subsaariana, o resultado mais expressivo. A região mais pobre do mundo registrou significativa queda na quantidade de casos de AIDS. O trabalho desenvolvido tanto pela ONU quanto por ONGs como a "Médicos sem fronteiras" é imprescindível na contenção da epidemia da doença e na redução de mortes. Quem ainda carece de todo esse suporte é a população de sudeste asiático, também extremamente pobre, em sua maioria, e desinformada sobre os perigos oriundos da contaminação.
      Entretanto, no caso específico do Brasil, os dados sobre o país foram desapontadores. Na contramão, o Brasil, segundo o mesmo relatório, elevou sua taxa de incidência em 11%, a maior da América do Sul. Especialistas supõem uma redução da importância do tema entre jovens e homossexuais: A evolução e a eficácia do tratamento camuflam o temor da contaminação, alvo de histeria quando da descoberta do vírus HIV em meados dos anos 1980. Quanto ao grupo "GLBT", o engajamento em questões como elaboração de leis anti-discriminatórias e conquistas civis, como a união homoafetiva, podem estar desviando o foco em relação a AIDS.
      As campanhas de conscientização são rotineiras nas cadeias de rádio e televisão no Brasil, mas é preciso empreender novos esforços. Aulas e palestras sobre educação e saúde sexual nas escolas da rede pública são algumas das medidas que poderiam ser tomadas pelo governo, em suas esferas de poder, e que já estão em vigor em alguns países.
      Na última semana, aconteceu a 20ª Conferência anual sobre a AIDS na cidade de Melbourne. Cientistas, ativistas e outros analistas discutiram os avanços ratificados pelo relatório divulgado pela Unaids e estratégias que deem continuidade a este progresso, melhorando o acesso a prevenção, diagnóstico e tratamento, tarefas que se tornaram mais difíceis, todavia, devido à tragédia que abateu muitas esperanças e expectativas com a queda, na Ucrânia, de um avião da companhia Malaysia Airlines, onde estavam conceituadíssimos cientistas especializados em AIDS a caminho da reunião na Austrália.

*Leia mais sobre o tema!

                                                                  Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário