sábado, 28 de maio de 2011

O "templo"

                                           A maior corrida do mundo

        Amanhã, no complexo automotivo de Indianápolis (USA), acontecerá a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, tradicional prova da IndyCar Series, mais conhecida por Fórmula Indy, no Brasil. Embora a Formula-1 seja a mais famosa e conhecida, esta corrida, sem dúvida, é a única que recebe tal título.

     Inaugurado em 1907, o circuito sempre esteve presente na mídia. Tanto no seu auge, quando abrigou as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 1987 quando, da polêmica que envolvia a sua demolição e do cancelamento de algumas edições, devido às 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Com capacidade para 500.000 espectadores, sua pista originalmente constituía-se de simples tijolos. Com a pavimentação, na década de 1960, o asfalto os substituiu, sobrando apenas os famosos paralelepípedos localizados na linha de chegada, denominados de "Brickyards" (Jarda de tijolos).
      Ninguém se encaixa melhor nesta gloriosa história do que o piloto A.J. Foyt. Lenda da categoria,  ele é o maior vencedor da prova, com 4 conquistas. Al Unser Jr. e os brasileiros Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran e Helio Castroneves (foto) - o último com 3 vitórias - também são membros do seleto grupo de pilotos que já ganharam corridas no oval.
      A edição deste ano, revelou uma surpresa: No sábado passado, o treino classificatório ("Pole Day"), o canadense Alex Tagliani - não pertencente ao pelotão de elite - cravou o mais veloz tempo e, largará na primeira posição.
     Mas, na maioria das ocasiões foram essas surpresas que definiram a história da corrida; ultrapassagens na última volta e diferenças mínimas entre os 1° e 2° colocados são constantes. Fatos são estes que transformam em emocionante a grande corrida do mundo. Ela só acaba quando "termina".

                                                                         
* Progamação 500 Milhas de Indianápolis

  


* Corrida: 29/05/2011 (Domingo)
                                         13:00 Hs

                                                             Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário