quarta-feira, 22 de junho de 2011

Guardião da Constituição

                    Liberdade de expressão X Preconceito


 O Supremo Tribunal Federal (STF), legalizou manifestações sobre um polêmico tema que está dividindo a opinião dos brasileiros; a descriminilização da maconha. Afinal qual a melhor decisão a ser tomada: aderir à modernidade de uma sociedade contemporânea ou, manter os ceticismos do passado?

     Analisando as vertentes favoráveis, também percebem-se diversos pontos que induziriam o governo a sancionar a medida em uma provável aprovação no Congresso; Até o momento, não há nenhuma medida provisória do tipo tanto no Senado quanto, na Câmara Federal. Um destes fatores, seria a incrementação do PIB nacional: a comercialização do intorpecente em estabelecimentos legais implicitaria, na adesão de impostos ao preço de venda da mercadoria. Lucro ao governo em cima da droga.
     O outro, mais influente se diz respeito a aniqulição de uma das principais fontes de renda do tráfico. A compra da droga necessariamente, não precisaria ser efetuada conjuntamente ao poder paralelo.
     Todavia, "ainda é uma droga" devem pensar, muitas pessoas. De fato, é a mais pura verdade. Isto associado ao fato de ser prejudicial a saúde humana, provocando a degradação de neurônios. Entretanto, sendo os cigarros e as bebidas alcoólicas considerados "drogas legais", argumentar a descriminilização é inviável por parte de quem a reprova. Ainda mais com o apoio de intelectuais como Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da república.
     Há pouco tempo, ele lançou documentário abordando o tema. Nele, FHC justifica sua decisão; para ele o governo já perdeu a guerra para o tráfico de drogas. - Seria por isso? Ou não seria incompetência do Estado em contornar o gravíssimo problema?
     O STF, defendeu a Constituição que, prega a liberdade de expressão à nação autorizando a "Marcha da Maconha" em todo o Brasil. Caso seja oficializada, a comercialização da droga, tal adaptação será, de certo modo difícil pois, a sociedade brasileira infelizmente é preconceituosa. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário