sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"Super" até no nome

                                             Muito além de uma partida
 
 O próximo dia 03 de fevereiro será de muitas emoções e expectativas para os fãs da bola oval. San Francisco 49ers e Baltimore Ravens disputarão o título da 47ª edição do Super Bowl na cidade de Nova Orleans. A final da liga nacional de futebol americano (NFL) não envolve apenas os dois melhores times em busca da glória. Ao contrário, o espetáculo, marcante no evento, em certos momentos, ofusca o convidado de honra desta festa americana: o esporte. 
    De fato, a decisão de Domingo levará a campo franquias que foram merecedoras de fazê-la.  Embora o esporte circunstancialmente não premie o melhor ou o mais dedicado, ambos são dignos de serem os finalistas. Um time que encanta com suas jogadas contra aquele marcado pela constância, pela presença frequente nos playoffs. San Francisco e Baltimore não podiam faltar, de maneira alguma, neste show.
    O Super Bowl será especial para uma família, especificamente. Os irmãos Jim e John Harbaugh – técnicos dos 49ers e dos Ravens, respectivamente - estarão em lados opostos. Somente um deles será coroado; motivo, entretanto que não tirará a felicidade da família Harbaugh. A genética, sem dúvida, estará em campo, já que as duas equipes possuem estratégias de jogo semelhantes. Mais um fator preponderante para o equilíbrio.
    A história dos Super Bowls desmente, em certas oportunidades, o favoritismo presente nas especulações pré-jogo. Entretanto, poucas ressalvas são feitas pela imprensa esportiva acerca da mínima vantagem exercida por San Francisco sobre Baltimore. Tal margem deve-se a magistral temporada do quarterback Colin Kaepernick. Os 49ers, agora, possuem “o ás para dar a cartada final” - e, desse modo, igualarem-se ao Pittsburgh Steelers, como o maior vencedor da história com 6 títulos - diferentemente da última temporada, quando a vaga para final ficou a um passo da concretização, após a derrota para o New York Giants na final da Conferência Nacional.
    Todavia, este fato não rebaixa o adversário a mero coadjuvante, muito menos a ponto de ser considerado um provável “azarão”. A vantagem servirá apenas de falso parâmetro para os insaciáveis apostadores, ainda mais quando os Ravens buscam proporcionar um fim de carreira glorioso à lenda do time: oscilando entre acusações criminais e grandes atuações, Ray lewis, o melhor defensor da história da NFL, se aposentará após a decisão.
    Cerca de R$ 8 milhões de reais pagos por 30 segundos de comerciais, o maior consumo de comida em um único dia no mundo, show da célebre cantora Beyoncé no intervalo: são algumas peculiaridades que circundam o campeonato mais valioso do mundo em seu dia de gala. Não é a toa que um evento tão grandioso tenha em seu nome a palavra “super”. Caso contrário, qual sentido teria?  

* Assista ao Super Bowl a partir das 20:30 Hs de domingo nos canais ESPN e Esporte Interativo!

                                                             Mattheus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário